Make your own free website on Tripod.com

 

RECEITA CONTRA FUNGOS MANCHAS PRETAS NAS FOLHAS

1 LITRO DE AGUA SEM CLORO

1 COLHER DE CHA DE CANELA EM PO

5 OU 6 CRAVOS DA INDIA (o mesmo que se coloca em doces)

1 ml de solução a 2% de Mercuro Cromo (não é o Mercúrio dos garimpeiros)

Num recipiente, misture bem por 3 dias. Coloque o Mercuro Cromo e não guarde o restante da solução.

Aspergir por toda a planta, inclusive em baixo das folhas e raízes.

Orientações:

1 QUANDO PEQUENA PARTE DA FOLHA JÁ ESTA COM A MANCHA PRETA

Corte 1 cm. Abaixo da mancha, e passe a solução logo em seguida, não dando tempo para a face cortada se oxidar. A canela acelera o desenvolvimento de novas células e o Mercuro Cromo age como cicatrizante. Em 3 dias, percebe-se o corte já secando, paralisando o fungo.

2 PARA CONTROLE DE PULGOES, FORMIGUINHAS E MANCHAS DE FERRUGEM.

Pulverize bem as folhas a cada 15 dias, ate que a infestação desapareça.

3 ATIVACAO DE BROTOS EM PHALAENOPSIS E CATTLEYAS:

Nas Phalaenopsis devemos Ter cuidado em não molhar em demasia as folhas, já que são muito sensíveis, portanto usar em dosagens mais fracas ou levemente pulverizadas.

Pode-se usar a canela em pó, logo abaixo das folhas, pois é um ótimo incentivador a brotacao, e ao mesmo tempo, protegendo-as dos fungos.

4 O CRAVO DA INDIA:

Quem tem aquelas formiguinhas miudinhas que parecem um aviaozinho sugando a ponta das folhas e flores, alem da pulverização, pode-se colocar 3 a 4 cravos em cima do substrato, pois as formigas detestam o cravo. Renovar os cravos quando perceber sua amplitude diminuída.

OBS: muitas pessoas já usaram o Mercuro Cromo a 2% puro, em cima das lesões mais serias, como podridão negra, perda parcial da planta atacada por fungos, etc.

Como o Mercuro Cromo é um anti-séptico de uso corriqueiro, usa-se mais a vontade do que os Fungicidas sistêmicos, altamente tóxicos.

OBS. EM 2002

Por motivos desconhecidos, o Mercuro Cromo foi retirado do mercado, porem, pode-se mandar fazer a solução em farmácias. Na substituição, podemos usar a solução de IODO a 2%, tendo o mesmo efeito.

Orquideas Werneck